Case Study: Air Jordan
Como Um Jogador De Basquete Se Tornou Uma Marca De 10 Bilhões De Dólares.
Microsoft Ads Revela Ferramenta “Campanhas Inteligentes”
Uma nova atualização na plataforma da Microsoft Ads habilitou o uso das chamadas campanhas inteligentes simplificadas, que prometem dar uma grande vantagem competitiva à empresa em relação ao Google.
A atualização inclui:
Uma nova experiência na criação e uso de campanhas
Experiência atualizada com o suporte
Criação facilitada de anúncios
Inteligência artificial atualizada para otimizações
Mas o que mais promete repercutir no cenário de marketing digital global são as capacidades “multi-platafórmicas” das campanhas inteligentes. Com as novas campanhas inteligentes da Microsoft Ads, você poderá estender seu alcance de seus anúncios em uma combinação dessas plataformas:
Microsoft Ads
Google
Facebook
Instagram
A nova inteligência artificial da Microsoft otimizará automaticamente suas campanhas para obter o melhor desempenho nos canais selecionados.
Twitter mostra como tweets influenciam no ecossistema de notícias

O Twitter continua tentando mostrar seu valor como rede social influente, publicando uma nova visão geral de quantas pessoas usam o Twitter para notícias.
De acordo com dados do Twitter, Pew Research, Sparkler e YouGov:
85% das pessoas no Twitter assistem, leem ou ouvem notícias pelo menos uma vez por dia;
83% dos usuários no Twitter tweetam sobre notícias;
55% dos usuários recebem notícias, mais do que outras plataformas de mídia social;
Mais de 80% dos jovens jornalistas usam o Twitter para seus empregos;
62% dos consumidores de notícias no Twitter concordaram com a frase “O Twitter me ajuda a encontrar novos canais de notícias para seguir”
O que significa que o Twitter é altamente influente, mesmo não tendo a mesma base de usuários de outros apps como o TikTok e Instagram.
O gráfico a seguir mostra algo muito interessante. Desde 2015, as tendências na internet vêm majoritariamente do Twitter:
Isso mostra o valor intrínseco dentro do Twitter. Mesmo que não seja o app mais acessado, mesmo que não tenha uma grande retenção, é lá onde muitas tendências nascem.
YouTube busca providenciar monetização direta dos Shorts
O New York Times recentemente relatou que o YouTube em breve adicionará uma nova opção de monetização direta para Shorts, o que ajudará os criadores de conteúdo a ganharem dinheiro usando apenas vídeos curtos:
Atualmente, você precisa atingir 4.000 horas de exibição e 1000 inscritos para poder monetizar seu canal. Porém, de acordo com o áudio interno vazado, o YouTube também reduzirá a barreira de entrada no Programa de Parcerias, permitindo que mais criadores ganhem dinheiro com anúncios no Shorts.
O objetivo do YouTube com isso é provavelmente chamar a atenção de cada vez mais criadores de conteúdo. Criadores esses que, acredite ou não, se frustram ao não conseguirem monetizar suas operações em plataformas como o TikTok e Instagram.
Case Study: Air Jordan
Michael Jordan é um dos maiores ícones da história do esporte. O que o Pelé é para o futebol, Michael é para o basquete. Por anos, Jordan foi incontestavelmente o maior jogador de todos os tempos, porém sua genialidade não se restringe somente ao esporte.
Sua marca Jordan é tão poderosa que é capaz de vender facilmente tênis por preços acima de 2.000 dólares. Michael Jordan criou um império na indústria da moda, construindo uma marca com valor estimado de 10 bilhões de dólares. Hoje dissecaremos os principais pontos que transformaram a marca Jordan num fenômeno global!
A história do Air Jordan
Acredite ou não, mas na época de Michael Jordan, a Nike não era a potência que é hoje, seu foco era em atletas de corrida, enquanto isso, o cenário de basquete era dominado pela Converse e pela Adidas.
Porém após as olimpíadas de 1984, quando Michael Jordan liderou os Estados Unidos para a medalha de ouro, a Nike pôs em prática seu plano de expandir seus horizontes, firmando um contrato de 500 mil dólares por ano por 5 anos com o atleta, o triplo de qualquer acordo já feito na época.
Então o contrato foi firmado e o Air Jordan I foi produzido exclusivamente para Michael Jordan no início de 1984, só sendo disponibilizado ao público no fim do mesmo ano, o que causou por meses um grande anseio em fãs que queriam comprar os tênis de Michael Jordan (no marketing chamamos isso de demanda reprimida).
E foi neste mesmo ano que uma das maiores jogadas de marketing de todos os tempos foi criada!
O icônico Jordan preto e vermelho foi banido da NBA por infringir as regras de cores da NBA. Porém a Nike criou um plano extraordinário de fazer com que Michael Jordan continuasse usando o tênis proibido e pagar uma multa de 5 mil dólares toda vez que Michael usasse esses tênis em jogos oficiais, causando um alvoroço gigantesco na mídia.
E foi aí que a Nike se colocou como bonzinha da história e vilanizou a NBA com este icônico comercial:
No comercial, um narrador dizia a seguinte frase:
“Em 15 de setembro, a Nike criou um tênis de basquete revolucionário. Em 18 de outubro, a NBA baniu-os do jogo. Felizmente, a NBA não pode te parar de vesti-los. Air Jordans. Da Nike”
A partir do momento que eles criaram um duelo de “bem contra o mal” e deram ao tênis um ar de proibido, a Nike conseguiu atiçar ainda mais o sentimento de compra do público.
E o resultado não poderia ser outro, os primeiros 50 mil pares produzidos do Air Jordan I esgotaram instantaneamente.
Enquanto a Nike esperava alcançar a marca de $3 milhões de faturamento anual só depois de quatro anos, as vendas totalizaram $30 milhões em um mês.
E mais do que isso, Jordan e sua marca conquistaram não só os jovens americanos — como era esperado pela Nike — os tênis eram extremamente desejados por todas as pessoas de qualquer idade, raça ou classe social!
O resto é história. Enquanto Michael Jordan colecionava troféus e batia recordes, se consagrando como o maior de todo os tempos, sua marca crescia cada vez mais.
E hoje mesmo com Michael Jordan não jogando mais, a marca segue firme e forte e se expandindo além do basquete. A marca já fez parcerias com a Levi’s, com o Paris Saint-Germain e até com cantores como Drake, Eminem e Travis Scott.
Agora que você conhece o resumo da história dos Air Jordans, vamos analisar alguns tópicos que também foram cruciais para a ascensão da marca:
Produtos de altíssima qualidade
A maior razão pela qual os tênis Air Jordan são populares é porque eles oferecem produtos qualidade superior à média do mercado, tanto em tecnologia como design. Não é porque o branding é o ponto principal da marca que eles podem entregar produtos ruins, pelo contrário, para criar uma operação sustentável o que você entrega deve ser proporcional ao que promete.
Celebridades
Os tênis Air Jordan são populares porque diversas celebridades além de Michael Jordan também os usam, atiçando assim uma legião de fãs. Assim, esses tênis passam a ser muito mais que um simples commodity, eles são uma marca que qualquer pessoa consegue reconhecer de longe!
Lançamentos constantes de tendências
As pessoas têm um sentimento interno natural de sempre desejar o que é novo, muitos não se contentam em usar um Jordan até estragar, eles querem ter vários e sempre comprar os lançamentos. Sabendo disso, a Nike está constantemente lançando novos modelos de tênis, conquistando assim clientes recorrentes.
Lançamentos exclusivos
A empresa também fatura rios de dinheiro vendendo produtos de edição limitada a preços acima da média. Colecionadores ficam eufóricos desejando comprar esses tênis únicos, não importa o preço.
E esse foi o case study de hoje. E aí, o que achou? Tem algo a acrescentar? Deixa aí nos comentários!
Inscreva-se para não perder nenhuma notícia!
QUER RECEBER NOTÍCIAS DIRETO PELO WHATSAPP?
Até amanhã 😃
Nossas News chegam de segunda a sábado volta das 07:00 em sua caixa de entrada. Pode acontecer de você não nos encontrar em sua caixa principal… Caso isso ocorra, cheque seu spam e a parte de promoções.







